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VOCÊ É UM GUIA OU UM TURISTA?

Atualizado: 2 de abr.

Imagine um operador de vendas como um guia turístico.

Seus clientes são "como uma turma de turistas", numa trilha rumo às montanhas.

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Enquanto o “guia” conduz a turma composta por pessoas de diferentes expectativas, em tal experiência a que se submeteu, surgem demandas por água, suprimentos diversos, descanso para diferentes níveis de cansaço.


O objetivo de chegar no topo da montanha parece ser comum, mas ao "trilhar" esta jornada, o guia deve "inspirar" e "solicitar ações" para que o passeio seja positivo nos aspectos do prazer e dos objetivos da conquista montanhosa - tais objetivos também são de diferentes níveis em cada indivíduo da "turma".


Como o guia equilibrará essas diferentes demandas?


Como ele conduzirá a turma no tempo certo a ponto de alcançar o objetivo e ao mesmo tempo ser prazeroso para ela - e para ele?


Ele distribuiu algumas ferramentas e suprimentos indispensáveis a cada um, de acordo com suas necessidades.


Cada um é responsável por carregar na jornada seus próprios insumos, e com isso, não sobrecarregar o guia durante a jornada.


Um guia nunca faz aquilo que o cliente do pacote de turismo deve fazer - inclusive para a segurança de ambos.

Cada um tem o seu papel no progresso e o que resta ao guia é orientar e dar suporte na jornada.


Faz sentido pra você esta analogia?

Como líder, se sente como um guia em uma escalada?


A conclusão moral é óbvia:

Um executivo de vendas ou um líder de mercado tem o dever de ajudar clientes a chegarem ao topo também - ou não serão valorizados por seus clientes.


Você terá clientes aliados e advogados de sua marca quando fazê-los chegar ao topo!

Lá eles verão como você vê!

Lá você será uma autoridade reconhecida!


Aí está o prazer - ver juntos, satisfazer quem deu crédito a você; e talvez será reconhecido publicamente por alguns, por ter ajudado!


Você pode subir sozinho sempre, mas a experiência se tornará chata - e nunca será um guia requisitado.


Faça de sua jornada mais do que uma obrigação, planeje ter mais clientes e colaboradores satisfeitos!


 
 
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