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FERRAMENTAS E O COMERCIAL HUMANIZADO

Atualizado: 6 de jun.

O quanto você se importa de fato com seus clientes?

Vivemos em uma era em que as tratativas de negócios têm a tendência de se tornarem desumanizadas.

Como evitar isso e construir um atendimento comercial humanizado?

Ter um comercial humanizado, não é evitar ferramentas digitais ou tecnologia de IA para facilitar atendimento e soluções para clientes, não!


As melhores ferramentas são aquelas que permitem produção e resultado; mas as que servem só para fiscalizar o que está sendo feito, não prestam e deveriam ser jogadas no lixo - trocadas por gente de compromisso e facilitadora!


Humanizar as relações de compra e vendas, é suprir uma carência fundamental para os bons negócios e sucesso do cliente.


Tal carência fica clara em insatisfações no contato e nas respostas a uma solicitação de orçamento ou documentação de vendas.


Tenho vários casos em que vendi pela agilidade e não pelo preço ofertado. Ou pela clareza da proposta em relação ao que a concorrência estava apresentando ao mesmo cliente.


Discurso diligente com dados é a “cereja do bolo!''.

Ter uma comunicação objetiva visando as dores do cliente é na maioria das vezes, uma oportunidade de vantagem em uma negociação.


Se um produto ou serviço não estiver bem exposto como solução, nem descrito de forma construtiva, a venda será mais difícil de acontecer e o cliente terá mais dificuldades de escolher.


O papel do vendedor é facilitar a vida do cliente e não colocar mais dúvidas quanto ao seu produto.

Embora despertar dúvidas tenha sido uma técnica de vendas muito utilizada, ela não pode existir em relação ao que você está oferecendo!


Por tanto, um discurso de vendas precisa ter alguns fundamentos óbvios e não tão óbvios na hora de dialogar com um potencial cliente.


Segue 5 dicas, de tantas, que separamos do calendário do Método Escalada Comercial:


  1. Tenha um roteiro de vendas com base nas necessidades (dores) comuns das pessoas-alvo de suas ofertas, quando já as identificou.


  2. Compartilhe dados atualizados e verdadeiros de sua performance histórica de vendas com seus prospects - isso dará chance deles se projetarem dentro da sua realidade de atendimento.


  3. Exponha sem medo seus desejos como empresa e time comercial. Por quê quer vender? Para quê precisa daquela venda? Quem é um cliente ideal para você?


  4. Formalize os benefícios de suas soluções, mesmo que em um cartão de bolso ou apresentação digital, site, etc. Sem isso, o trabalho de memorizar e sintetizar o que foi prometido, pode ser um obstáculo na hora de aceitar o preço.


  5. Conclua suas abordagens esclarecendo o que fará para seu cliente após aquele encontro; dê prazos curtos até o fechamento e cumpra-os, para que ele se torne um “advogado de sua marca” mesmo antes de gerar novas vendas para você.


Ser empático não será nada sem um discurso alinhado com as expectativas reais de seus clientes.

Conheci um vendedor que era a simpatia em pessoa e falava pelos cotovelos, mas não conseguia escalar, pois era mais um "feirante" do que "médico" para um “paciente com dor” - se é que me entendem.


Vender é uma arte que exige aprimoramento constante, e se um time resiste à inovação, em algum momento, precisará de um intensivo para resgatar os valores essenciais de uma boa venda - aquela que faz outra venda!

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